quarta-feira, 20 de abril de 2011

CARTA ABERTA AO PREFEITO DE PASSO FUNDO

O Comitê em Defesa do Transporte Público foi formado em janeiro de 2010 para, num primeiro momento, defender os interesses da população contra os sucessivos aumentos do preço da passagem solicitado pelas empresas e decretado pela prefeitura. Compõe esse movimento entidades estudantis, sindicais, comunitárias e sociais de Passo Fundo.

O Comitê em Defesa do Transporte Público de Passo Fundo, vem por meio deste, reafirmar sua posição contrária ao pedido de aumento do valor da passagem urbana, encaminhado pelas empresas que operam o serviço de transporte coletivo no município. 

Realizamos inúmeras discussões com os segmentos da sociedade que representamos, bem como participamos das Audiências Públicas sobre o transporte realizadas nas últimas semanas. Além disso, também, acompanhamos as recentes reuniões do Conselho de Transporte de Passo Fundo. Em nenhuma destas oportunidades, os argumentos puramente técnicos apresentados pelas empresas nos convenceram que as mesmas necessitem do aumento para continuar prestando o serviço. Ao contrário, inúmeros argumentos contrários ao aumento foram listados pela população e devidamente informados.

Diante disso, solicitamos ao excelentíssimo Prefeito Municipal, que acolha a aspiração popular, indeferindo os pedidos de aumento. Gostaríamos, também, de solicitar que a prefeitura municipal, apresente uma proposta para todas as questões pertinentes a melhoria em todo o transporte público, haja vista que garantir a mobilidade urbana de qualidade é um direito da população.

A qualidade do serviço de transporte público e o valor da tarifa possuem um grande impacto social e político a todos os estudantes, trabalhadores e usuários do transporte coletivo. Por isso, essa discussão não pode se limitar aos interesses das empresas, mas devemos considerar a acessibilidade da população a tal serviço.

Atenciosamente,

Passo Fundo, 19 de abril de 2011.

Lourdes Solange Schmidt
P/ Coordenação do Comitê Em Defesa do Transporte Público de Passo Fundo

Um comentário: