sábado, 12 de março de 2011

COMITÊ REALIZOU PANFLETAGEM CONTRA O AUMENTO

Liliana Crivello
(Redação Passo Fundo / DM)

Jornalista

Entidades estudantis e juvenis se uniram e formaram o Comitê em Defesa do Transporte Público de Passo Fundo, que reúne também sindicatos e movimentos sociais e iniciaram uma campanha contra o aumento da tarifa do transporte público. Um manifesto foi realizado na tarde de ontem, às 17 horas, na Praça do Teixeirinha. As ações que estão sendo realizadas compreendem um abaixo-assinado, panfletagem em diversos locais da cidade e nas instituições de ensino.
 
Conforme o representante do Comitê, Arthur Bispo, as entidades realizaram uma ação conjunta na última quarta-feira, com panfletagem na UPF e na IMED, quando distribuíram uma Carta Aberta aos Estudantes, com o objetivo de trazê-los para a luta contra o aumento da passagem. “Consideramos o aumento da passagem um ato abusivo, ele vai de encontro aos interesses da população. Vamos tentar de todas as formas, barrar qualquer aumento que está sendo discutido entre as empresas e a Secretaria de Transportes”, afirma. Bispo salienta que a panfletagem de ontem foi o primeiro ato público do Comitê, que está se reunindo há duas semanas. O material mostra argumentos que eles consideram reprovável no aumento da passagem urbana.
 
De acordo com o representante as discussões do movimento se aprofundaram em relação ao direito de ir e vir da população e o quanto o mesmo é cerceado pelo valor abusivo da tarifa. “Mesmo que a campanha tenha o objetivo imediato de barrar o aumento, não pretendem deixar de defender o modelo público para o transporte coletivo”, ressalta Bispo. Informa ele que foi formada uma delegação para contatar as entidades de classe que reivindicam a categoria dos trabalhadores do transporte, para que possam associar as lutas.
 
A audiência pública sobre o aumento da tarifa, realizada na sexta-feira, às 18 horas na Câmara de Vereadores foi divulgada pelos manifestantes.
 
(Panfletos foram distribuídos à população / FOTO LILIANA CRIVELLO)
 

(Manifesto foi realizado na tarde de ontem / FOTO LILIANA CRIVELLO)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário